Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

virus


RIO - Nesta terça-feira a Google criou um sistema que alerta seus usuários sobre a presença de um determinado tipo de vírus que está infectando um número elevado de computadores. Descoberto em razão de um comportamento irregular no tráfego de pesquisas, o malware faz com que as máquinas infectadas desviem o caminho para o Google.com através de um pequeno número de servidores intermediários.
"Acreditamos no poder da web e da informação e trabalhamos todos os dias para detectar potenciais abusos nos nossos serviços e impedir ataques", escreveu Damian Menscher, engenheiro de segurança de informação da Google no blog da comapanhia . "Recentemente, encontramos alguns tráfegos de pesquisa incomuns durante a execução de uma manutenção de rotina em um dos nossos centros de dados", afirmou.
Em colaboração com especialistas em segurança a companhia descobriu que os computadores que tinham tal comportamento foram infectados um tipo específico de software malicioso. Agora, a Google está alertando seus usuários por meio de uma notificação no google.com no alto dos resultados de busca.
"Seu computador parece estar infectado", diz o alerta em amarelo, chamando a atenção do usuário.
A companhia espera que, com sua iniciativa, os donos das máquinas possam tomar as medidas necessárias, como a atualização do antivírus e a remoção de softwares maliciosos.
Um malware pode ser usado para interceptar via proxies a conexão de um computador com o seu destino, como no caso do motor de buscas.
Se um usuário for notificado sobre a presença de um deles em seu computador e tiver dificuldades de realizar a manutenção, a Google fornece ainda ainda uma central de ajuda em português.




Nenhum comentário:

Postar um comentário